Heuristicas de jogabilidade para jogos de computador / Playability heuristics in computer games
AUTOR(ES)
Ana Regina Mizrahy Cuperschmid
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Os jogos de computador suscitam uma série de considerações, por apresentarem problemas diferentes dos outros tipos de softwares. Neles, os fatores chave para o sucesso são o entretenimento, o prazer e a diversão, que dependem de uma boa usabilidade, fatores esses totalmente vinculados e intimamente relacionados. Este trabalho apresenta uma listagem de heurísticas que permitem avaliações de usabilidade e entretenimento, aqui denominadas de jogabilidade. Esta pesquisa teve, como objetivo, investigar, através da literatura e de estudos de casos, os jogos de computador e elaborar uma lista compreensível de heurísticas de jogabilidade. Para isso foi necessária uma vasta exploração da bibliografia sobre jogos, ergonomia e usabilidade, para, em seguida, realizar avaliações heurísticas de jogabilidade. A análise dos resultados obtidos nos leva a crer que as heurísticas de jogabilidade podem servir como um ponto de partida para uma avaliação de jogos e como uma contribuição para a massa de conhecimentos existentes sobre o assunto. Enxergamos a necessidade de continuar validando as heurísticas levantadas por meio de avaliações de mais jogos, alterando-as, se necessário
ASSUNTO(S)
heuristics entertainment computer games jogabilidade playability entretenimento heuristica usabilidade jogos de computador
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000441109Documentos Relacionados
- Uma ferramenta para o ensino de inteligência artificial usando jogos de computador
- Novas heurísticas para o problema de geração de escalas de jogos para torneios esportivos
- Novas heurísticas para o problema de geração de escalas de jogos para torneios esportivos
- Novas heurísticas para o problema de geração de escalas de jogos para torneios esportivos
- Ambiente sonoro em jogos de computador : proposta de uma metodologia de análise