Heitor Villa-Lobos: o processo de criação dos 5 prelúdios

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

Esta pesquisa foi desenvolvida através da crítica genética musical. São analisados os documentos de processo (manuscritos) dos cinco Prelúdios para violão solo, do maestro e compositor brasileiro Heitor VilIa-Lobos, com a finalidade científica de compreender o processo de criação artística, por meio de uma investigação comparativa dos documentos de processo com a obra editada. A análise, teve como sustentação teórica, a crítica genética sob a perspectiva da semiótica de linha peirceana; além disso são apresentados, elementos históricos e analíticos da produção musical dos cinco Prelúdios de Villa-Lobos. Por se tratar de um trabalho de estudo que envolve Análise Musical relacionada a obras para violão, o desenvolvimento desta pesquisa está diretamente associado às disciplinas de Violão e Estruturação Musical. o processo de criação do compositor Heitor Villa-Lobos em seus cinco Prelúdios para violão solo - como em toda sua obra - é direcionado por um projeto poético, que pode ser detectado em seu percurso de experimentação, onde são encontradas idéias musicais embrionárias bastante consistentes. Villa-Lobos se expressa através de códigos sonoros muito pessoais. Os cinco Prelúdios apresentam uma "fisionomia contemporânea": "achatamento e harmonização de contradições", com importante sentido do aspecto ideológico, atuando como neutralização das contradições sociais, abrandando as diferenças presentes na sua estética.

ASSUNTO(S)

musica para violao critica genetica musical processo de criacao villa-lobos, heitor 1887-1959 -- critica e interpretacao lingüística, letras e artes

Documentos Relacionados