Heinz Forthmann and Darcy Ribeiro : documentary film on the Brazilian Indiens Service, SPI, 1949/1959 / Heinz Forthmann e Darcy Ribeiro : cinema documentario no Serviço de Proteção aos Indios, SPI, 1949-1959

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Esta pesquisa estuda o trabalho conjunto realizado pelo fotógrafo e cineasta Heinz Forthmann (1915-1978), brasileiro por opção, e pelo antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) na Seção de Estudos, SE, do SPI. Criada em 1942 pelo indigenista Cândido Mariano da Silva Rondon, a SE tinha entre seus objetivos pesquisar e documentar em fotografia, cinema e gravação sonora, a vida, os ritos e as manifestações culturais dos povos indígenas do Brasil. As diretrizes de documentação etnográfica, criadas inicialmente por Harald Schultz, foram desenvolvidas, a partir de 1949, por Darcy Ribeiro, que buscou a integração entre pesquisas etnológicas, lingüísticas e a realização cinematográfica. Este ciclo de trabalho se estendeu até 1959, e gerou importantes filmes documentários que hoje se encontram dispersos, fragmentados ou perdidos, entre os quais: Os Índios Urubus, 1950; Funeral Bororo, 1953; Txukahamãe, 1955, e Jawari, 1957. É a memória desses filmes, o conhecimento de sua arte e método de realização etnográfica que este trabalho procura recuperar. Résumé: Cette recherche étudie le travail conjoint réalisé entre le photographe et cinéaste Heinz Forthmann (1915-1978), Brésilien par option, et l?anthropologue Darcy Ribeiro (1922-1997) à la Seção de Estudos, SE, du SPI. Fondée en 1942 par l?indigéniste Cândido Mariano da Silva Rondon, la SE avait pour but, entre autres, de rechercher et de documenter ? au moyen de photographies, du cinéma et d?enregistrements sonores ? la vie, les rites et les manifestations culturelles des peuples indigènes du Brésil. Les directives de documentation ethnographique, créés tout d?abord par Harald Schultz, furent développées dès 1949 par Darcy Ribeiro, lequel rechercha l?intégration entre les investigations ethnologiques et linguistiques et la réalisation cinématographique. Ce cycle de travail s?est prolongé jusqu?en 1959 et généra d?importants films documentaires qui se sont aujourd?hui dispersés, fragmentés ou perdus, dont: Os Índios Urubus, 1950; Funeral Bororo, 1953; Txukahamãe, 1955, et Jawari, 1957. C?est la mémoire de ces films, la connaissance de leur art et de leur méthode de réalisation ethnographique que ce travail tâche de récupérer.

ASSUNTO(S)

antropologia visual visual anthropology indigenismo documentario (cinema) - produção e direção documentary (film

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