Há interferência da nova vacina dTpa no ciclo gestacional?
AUTOR(ES)
Núcleo de Telessaúde NUTES PE
FONTE
Núcleo de Telessaúde NUTES PE
DATA DE PUBLICAÇÃO
12/06/2023
RESUMO
A vacina dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto), é uma vacina inativada, contra difteria, tétano e coqueluche, sem evidências de riscos para a gestante e o feto É utilizada para reduzir os problemas causados pela doença nos recém-nascidos. Essa vacina foi introduzida no Programa Nacional de Imunização a partir de novembro de 2014.
De acordo com dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), em 2011, aproximadamente 70% dos casos de coqueluche foram em menores de um ano, com 92% desses casos, ocorrendo em menores de sete meses de idade. Diante disso, o Ministério da Saúde (MS) incluiu esse imunobiológico no calendário vacinal da gestante.
O objetivo da vacinação da gestante é diminuir a transmissão da coqueluche da mãe para o recém-nascido após o parto e a proteção do recém-nascido, por intermédio dos anticorpos maternos via transplacentária.
A aplicação deve ser feita, preferencialmente, entre a 27ª e 36ª semana de gestação, pois se trata do período que confere maior proteção ao feto, com efetividade estimada em 91%. Porém, ela pode ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. Ela passa a ser oferecida na gravidez, juntamente com as vacinas de influenza, dupla adulto e hepatite B. A orientação do MS é que as gestantes que nunca receberam a dT (difteria e tétano), sejam vacinadas com duas doses (com intervalo mínimo de 30 dias entre elas) e complementar com a dose de dTpa.
Se já foi feita uma dose da dT antes da gestação, recomenda-se o reforço com uma dose de dT e outra de dTpa. Se a gestante já possui duas ou mais doses de dT, recomenda-se a aplicação da dTpa. As gestantes devem receber uma dose da dTpa em cada gestação, independente de terem sido vacinadas anteriormente.
ASSUNTO(S)
apoio ao tratamento enfermeiro w01 questão sobre gravidez w44 vacinação/medicação preventiva w49 outros procedimentos preventivos gravidez imunização secundária vacina contra difteria, tétano e coqueluche
ACESSO AO ARTIGO
https://aps-repo.bvs.br/aps/ha-interferencia-da-nova-vacina-dtpa-no-ciclo-gestacional/Documentos Relacionados
- Quais são as recomendações para administração de dTpa em gestantes?
- Qual a indicação vacinal para uma gestante com último reforço de dT há mais de 5 anos e que ainda não chegou na idade gestacional (20 a 36 semanas) para fazer uso da dTpa?
- (SOF Arquivada) Qual a indicação vacinal para uma gestante com último reforço de dT há mais de 5 anos e que ainda não chegou na idade gestacional (27 a 36 semanas) para fazer uso da dTpa?
- Como utilizar o ácido fólico no período gestacional?
- Qual a conduta diante de varicela no primeiro trimestre gestacional?