Há indicação de uso de chás de camomila entre outros no tratamento de feridas em membros inferiores. Há alguma evidência quanto à efetividade deste tratamento alternativo?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Pesquisadores estão realizando vários estudos com a fitoterapia, com o intuito de fornecer veracidade ao tratamento realizado com ervas, porém até o momento inexistem estudos que comprovem seu grau de evidência científica, portanto não é recomendado o uso de chá de camomila em lesões.princípios ativos, suas indicações

Quanto a

foram encontrados somente três ensaios clínicos com curta duração. Não existem dados suficientes para recomendar o uso deste agente tópico em tratamento de feridas crônicas infectadas ou contaminadas.

Para realização de curativos em feridas infectadas os agentes tópicos com maior grau de evidência são:

possui alta capacidade de absorção, está indicado em feridas com exudação abundante com ou sem infecção, feridas cavitarias e sanguinolentas, deve ser trocado mediante saturação do curativo em média com 24 horas (Grau  B e C).

: indicado para feridas fétidas infectadas ou com grande quantidade de exudato, deve ser trocado segundo a saturação em media de 48 h a 72 h pode ser associado a outros produtos como AGE e alginato de cálcio (Grau D).

: favorece o processo de autólise do tecido desvitalizado e a formação de tecido de granulação. É indicado tanto para a limpeza da ferida como para o tratamento, deve ser trocado conforme a saturação do curativo e em media a cada 4 horas (Grau B).

 

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento técnico de enfermagem s56 curativo / bangagem / compressão / tamponamento s97 Úlcera crônica da pele camomila cicatrização terapias complementares b - estudos experimentais ou observacionais de menor consistência c - relatos de casos estudos não controlados d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados