Há algum significado clínico a presença de Anti-HCV positivo (ELISA) quando PCR para Hepatite C está negativo?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

De acordo com revisão do Clinical Knowledge Summaries (1), na presença de um paciente com exame Anti-HCV (ELISA) positivo e PCR para Hepatite C negativo, sugere-se repetir o PCR em um intervalo de 6 meses, para confirmar a ausência de infecção pelo vírus da Hepatite C.

Em paciente com Anti-HCV positivo, após dois exames PCR negativos realizados com intervalo mínimo de 6 meses, a realização de RIBA (Recombinant immunoblot assay) seria capaz de responder se o paciente já teve contato com o vírus ou não (2):

No entanto, não costuma haver importância clínica para o paciente esta informação e, por isto, não é rotina a realização de RIBA.

Concluindo, em pacientes não infectados pelo vírus da Hepatite C (PCR negativo), independentemente do resultado de RIBA, o Anti-HCV pode permanecer positivo por longos períodos, sem ter qualquer importância clínica (1,2).

ASSUNTO(S)

apoio ao diagnóstico médico a43 outros procedimentos diagnósticos ensaio de imunoadsorção enzimática hepatite c reação em cadeia da polimerase d - opinião desprovida de avaliação crítica/baseada em consensos/estudos fisiológicos/modelos animais

Documentos Relacionados