Green isomorphism and organizational culture: an interpretative analysis of the ISO 14001 certification process. / Isomorfismo verde e cultura organizacional: uma anÃlise interpretativa do processo de certificaÃÃo ISO 14001.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Este trabalho teve por objetivo estudar o processo de certificaÃÃo ISO 14001 em uma empresa do setor metalÃrgico que obteve a certificaÃÃo ambiental hà quatro anos, particularizando o universo simbÃlico socialmente construÃdo pelos diferentes atores (gestores e operÃrios) em torno da institucionalizaÃÃo das de tais normas. Para tanto, empregou-se uma proposta teÃrico-metodolÃgica cunhada nos pressupostos da abordagem interpretativa. A realizaÃÃo deste estudo de caso apoiou-se, portanto, nos postulados das teorias institucional e da cultura organizacional. Na apreensÃo da realidade organizacional estudada, empregou-se a triangulaÃÃo da vÃrias tÃcnicas de coleta de dados: anÃlise documental, entrevistas semi-estruturadas em profundidade com base em roteiro e observaÃÃo in loco. Na interpretaÃÃo dos resultados da pesquisa, empregou-se a anÃlise de conteÃdos, que permitiu a reconstruÃÃo da histÃria da organizaÃÃo objeto de anÃlise, bem como os significados atribuÃdos pelos atores organizacionais ao processo de mudanÃa decorrente da institucionalizaÃÃo desse conjunto de normas. A histÃria da TECNICO se confunde com a da industrializaÃÃo do paÃs, que se pautou na ideologia do modelo de substituiÃÃo das importaÃÃes defendido pelo Estado e de fundadores de empresas, tidos como herÃis mitificados que imprimem uma cultura corporativa que procurou, ao longo dos anos, promover a inserÃÃo adequada da TECNICO em seu ambiente tÃcnico-institucional. A cultura corporativa socialmente construÃda por essa empresa ao longo da sua histÃria assentou-se numa ideologia gerencial marcada pela busca por inovaÃÃes, aperfeiÃoamentos dos processos de produÃÃo, orientaÃÃo para os mercados nacional e internacional, e preservaÃÃo do meio ambiente. A preocupaÃÃo com o meio ambiente, associada a pressÃes dos ambientes tÃcnico e institucional, se materializou - se com a certificaÃÃo da TECNICO pela ISO 14001, em 1998. A institucionalizaÃÃo dessas normas provocou diversas alteraÃÃes no universo simbÃlico, revelando contradiÃÃes e ambigÃidades decorrentes da atribuiÃÃo de diferentes significados por parte dos atores organizacionais a esse âisomorfismo verdeâ. Este processo de interpretaÃÃo marcado pela diversidade deu margem à emergÃncia de expressÃes culturais que revelam os movimentos de adesÃes e resistÃncias (oposiÃÃes declaradas e tÃcitas), tais como inÃrcia, sabotagem, aceitaÃÃo mascarada, contraargumentaÃÃes, revoltas e negaÃÃo do discurso dominante. O estudo permite concluir que a mudanÃa decorrente do processo de certificaÃÃo ISO 14001 deve ser vista como complexa e multifacetada, cuja interpretaÃÃo assume diversos contornos, incluindo aà imaginÃrios especÃficos para cada categoria de trabalhadores na hierarquia organizacional.

ASSUNTO(S)

interpretative analysis administracao certificaÃÃo iso 14001 gestÃo ambiental. cultural organizacional organizational change iso 14001 certification organizational culture environmental management anÃlise interpretativa green isomorphism mudanÃa organizacional isomorfismo verde

Documentos Relacionados