Grandes histórias, pequenos personagens:análise e identificação das estratégias de orientação de leitura no filme Nós que aqui estamos por vós esperamos. / Big stories, small characters: analysis and identification of film guide strategies into the movie nòs que aqui estamos por vós esperamos.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O premiado longa-metragem brasileiro Nós que aqui estamos por vós esperamos, de Marcelo Masagão, foi apresentado pela primeira vez ao público em 1999, sob a incomum classificação de ?filme-memória? e uma proposta ambiciosa: contar em 73 minutos a história do século XX. O personagem principal ? o ?homem comum?, anônimo e normalmente esquecido nas retrospectivas grandiloqüentes que se acumulavam no mesmo período. As fontes de inspiração ? a microhistória e a psicanálise. A premissa ? a montagem. Pouco mais de 95% do conteúdo da obra são provenientes de bancos de imagens; há exclusão do locutor off-screen e a trama é construída somente a partir de imagens, sons e legendas; também verifica-se a rejeição à apresentação cronológica dos fatos; eliminação dos depoimentos de testemunhas oculares; inexistência de um protagonista aos moldes tradicionais; enorme gama de personagens e sub-temas tratados; ausência de diálogos; emprego de tecnologia digital no processo de edição; e reunião de eventos segundo uma lógica conceitual e não historiográfica (rigorosamente falando). Enfim, uma trama que tenta reproduzir em sua própria forma a velocidade, a dispersão, a técnica e violência que marcaram o século XX. Um objeto que reúne as condições propícias para o estudo específico da montagem e das formas de orientação de leitura contidas no texto fílmico. Como a obra guia o público em meio à profusão de personagens, assuntos e efeitos? A análise e identificação das estratégias empregadas em Nós que aqui estamos por vós esperamos para guiar o espectador na construção de sentido são os principais objetivos da presente pesquisa. Como instrumental de aproximação ao objeto é aplicado o método desenvolvido no Laboratório de Análise Fílmica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, baseado nos programas de produção de efeitos de caráter sensorial, sentimental e cognitivo.

ASSUNTO(S)

comunicacao cinema film text leitura cinematographic editing processes orientação texto movie guiding strategies interpretation estratégias montagem

Documentos Relacionados