GeoLab : um ambiente para desenvolvimento de algoritmos em geometria computacional
AUTOR(ES)
Welson Regis Jacometti
DATA DE PUBLICAÇÃO
1992
RESUMO
Esta tese discute o projeto e a implementação de um ambiente de programação voltado para o desenvolvimento de algoritmos e estruturas de dados em Geometria Computacional chamado Geolab. Este ambiente provê o suporte necessário para a implementação de algoritmos geométricos através de uma biblioteca de objetos geométricos básicós e de um conjunto significativo de algoritmos fundamentais como algoritmos para construção de envoltórias convexas, diagramas de Voronoi, árvores espalhadas mínimas, etc. Tanto o conjunto de objetos básicos como o de algoritmos fundamentais podem ser ampliados através de mecanismos do ambiente que permitem que novas construções sejam incorporadas dinamicamente. O ambiente dispõe ainda de ferramentas que permitem a inclusão dinâmica de novos modos de operação junto à sua interface, complementando a gama de facilidades para o desenho de novos objetos (ou variações para os objetos já existentes) e a implementação de algoritmos geométricos dinâmicos ou que realizam preprocessamento. Objetos e algoritmos geométricos são mapeados em classes em C++ que especificam protocolos para sua manipulação pelo ambiente. Novas entidades interagem homogeneamente com o ambiente satisfazendo estes protocolos. Algoritmos geométricos podem ser animados. Animação per se é conseguida graças à introdução de código adicional no corpo dos algoritmos, através do qual o ambiente permite controla.ra velocidade e o nível de detalhes de uma animação. Existe também um outro tipo de animação, chamado dynamic move, conseguida através de um dos modos funcionais do Geolab e que consiste na execução repetitiva de um algoritmo enquanto sua entrada sofre modificações
ASSUNTO(S)
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000055134Documentos Relacionados
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