Gender violence, Healthcare needs and the use of healthcare services / Violência de Gênero, Necessidades de Saúde e Uso de Serviços em Atenção Primária.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2000

RESUMO

Estudou-se a forma usual como a violência vem se apresentando e é ou não trabalhada no interior dos serviços de saúde de atenção primária. A partir da interação que se estabelece entre as usuárias e profissionais desses serviços busca-se as condições que propiciam ou obstaculizam a emergência, o acolhimento e a proposta de intervenção sobre a questão no interior de um serviço de saúde. Foi estudado um serviço específico que tinha como característica ter o PAISM implantado através de observação direta de atividades assistenciais, análise do registro em prontuário e do perfil de consumo do serviço e entrevistas com usuárias e profissionais. Encontrou-se a emergência de conflitos em torno das relações de gênero e violência de gênero no registro tanto em prontuários como na observação direta. Observou-se que as possibilidades de emergência destes conflitos estão ligadas aos canais de comunicação abertos e à possibilidade de antever alguma resposta para o exercício profissional. Discute-se os riscos trazidos pela possível medicalização e psiquiatrização da violência e a importância de um trabalho intersetorial e multidisciplinar para apreender e trabalhar o problema.

ASSUNTO(S)

serviços de saúde da mulher/organização &administração domestic violence/tendences serviços de saúde da mulher/tendências primary health care/tendences violência doméstica/prevenção &controle relações interpessoais women s health services/tendences mulheres maltratadas domestic violence/prevention &control women s health services/organization &dministration interpersonal relations cuidados primários de saúde/tendências violência doméstica/tendências battered women

Documentos Relacionados