Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física

AUTOR(ES)
FONTE

Rev. Bras. Ensino Fís.

DATA DE PUBLICAÇÃO

18/04/2019

RESUMO

Resumo Neste trabalho são apresentados os resultados do ganho de aprendizagem proporcionado pela gamificação aplicada como estratégia de aprendizagem ativa nas aulas de Física com alunos do Ensino Médio. A gamificação consiste na utilização dos elementos de design de jogos no ambiente de aprendizagem para engajar, motivar e melhorar o desempenho dos alunos. Nessa investigação foi realizado um estudo quase-experimental envolvendo grupo controle (GC) e grupo experimental (GE). Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram dois testes iguais aplicados antes e depois da aplicação da metodologia. A análise do desempenho de cada grupo foi realizada por meio do teste de ganho normatizado proposto por Hake. Os resultados mostraram que os alunos que tiveram aulas gamificadas obtiveram um ganho de aprendizagem (g = 0,38) superior aos alunos que tiveram aulas tradicionais (g = 0,11). Diante da carência de pesquisas empíricas na literatura que mensurem ganho normatizado em atividades gamificadas no ensino de Física, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para cobrir essa lacuna.Abstract This work presents the results of the learning gain provided by gamification applied as an active learning strategy in Physics classes with high school students. Gamification consists of using game design elements in the learning environment to engage, motivate, and improve student performance. In this investigation, a quasi-experimental study was carried out involving control group (CG) and experimental group (GE). The instruments used for data collection were two equal tests applied before and after the application of the methodology. The performance analysis of each group was performed through the normalized gain test proposed by Hake. The results showed that the students who had gamified classes achieved a learning gain (g = 0.38) higher than the students who had traditional classes (g = 0,11). Given the lack of empirical studies in the literature that measure normalized gain in gamified activities in Physics education, it is hoped that this research may contribute to cover this gap.

Documentos Relacionados