Fundamentos para uma análise musical fenomenológica

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Este trabalho dedica-se a estabelecer os fundamentos para um procedimento fenomenológico de análise musical em consonância com a fenomenologia de Edmund Husserl, em especial de sua filosofia expressa nas Investigações Lógicas e nas Lições para uma fenomenologia da consciência interna do tempo, não abdicando dos processos de redução fenomenológica, como de suas demais obras. No intuito de buscar os fundamentos de uma futura análise fenomenológica musical, baseada em processos puramente intencionais, este trabalho conclui com o estabelecimento de três momentos intencionais distintos: 1- A intenção-musical. 2- A experiência-musical. 3- O sentido musical. Onde todos estes conceitos nomeiam atos intencionais que considero serem os mais elementares, cada um se remetendo, por motivos analíticos, a um campo distinto de ação, não excluindo a contigüidade existente entre os três, mas possibilitando estudos dedicados a um aspecto ou outro. Em um segundo plano corre a discussão a respeito da importância de um fundamento fenomenologicamente rigoroso, tendo como base sobretudo os Prolegômenos à lógica pura e a Filosofia como ciência de rigor, ambas obras de E.Husserl, como também uma introdução ao conteúdo propriamente filosófico da fenomenologia.

ASSUNTO(S)

música fenomenologia música filosofia e estética husserl, edmund, 1859-1938.

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