From dirty realism to empty realism: a comparative study between Rubem Fonseca and Pedro Juan Gutiérrez s fiction. / Do realismo sujo ao realismo vazio: um estudo comparativo entre a ficção de Rubem Fonseca e Pedro Juan Gutiérrez.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A tese analisa a obra de Rubem Fonseca e Pedro Juan Gutiérrez sob o ponto de vista da abjeção, do nojo, do choque e do trauma, suas aproximações e diferenças, partindo das várias noções de realismo até chegar ao realismo sujo, termo cunhado para designar toda uma a geração de jovens escritores americanos e latino-americanos, surgidos a partir dos anos 80. Aborda ainda as estratégias utilizadas por Fonseca (nas décadas de 60, 70 e 80) e Gutiérrez (nos anos 90 e 00) para lidar com a ditadura, respectivamente no Brasil e em Cuba, traçando um breve panorama do cenário literário cubano contemporâneo. Por fim, o trabalho discute o realismo vazio, que se caracteriza pela perda da fé nas utopias. O trabalho se apóia nas categorias teóricas utilizadas por Hal Foster, Julia Kristeva e Mário Perniola.

ASSUNTO(S)

abjeção fic??o - hist?ria e cr?tica nojo abjection gutiérrez, pedro juan, 1950- - crítica e interpretação trauma realismo vazio realismo na literatura realismo sujo disgust empty realism dirty realism trauma fonseca, rubem, 1925- - cr?tica e interpreta? literatura comparada

Documentos Relacionados