From braille to information tecnology: blindcitizen readings and livings, theire relations beetween information and knowledge construct. / Do Braille às tecnologias digitais de informação e comunicação: leituras e vivências de cidadãos; cegos, suas relações com a informação e com a construção de conhecimento.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Sujeitos quaisquer na contemporaneidade merecem acesso à informação; não seria diferente com os cidadãos-cegos. Na expectativa de compreender a dinâmica nas relações que se estabelecem entre os sujeitos cegos e a informação mediada por diferentes tecnologias de informação e comunicação, foi realizado o presente estudo orientado por procedimentos metodológicos que priorizam uma pesquisa qualitativa, para isso, utilizou-se entrevistas com cidadãos-cegos que possibilitaram, como resultados, opiniões e leituras destes na sua relação com a informação mediada por diversas tecnologias. O tratamento das informações coletadas foi conduzido numa perspectiva de análise de conteúdo, cujo resultado apontou a importância para uma sociedade que pretende democratizar o acesso à informação conhecer o papel exercido pelas tecnologias digitais usadas por um determinado segmento social, destacando-se os elementos essenciais que estão sendo consolidados em sua prática de acessar informação, produzir sentidos existenciais e construir conhecimento. Concluiu-se que o uso constante do computador promove uma diminuição no acesso à informação por meio do sistema Braille.

ASSUNTO(S)

blind tecnologia da informação cegos sistema de impressão e escrita blind information technology cegos ciencia da informacao reading and writing system

Documentos Relacionados