FRAÇÃO TOTAL DE CÉLULAS MONONUCLEARES COMO ADJUVANTES NO REPARO DE CARTILAGEM ARTICULAR EM TROCLEOPLASTIA EXPERIMENTAL DE CÃES / ADULT AUTOLOGOUS STEM CELL AS AJUVANTS IN REPAIR OF ARTICULAR CARTILAGE IN DOGS OF EXPERIMENTAL TROCHLEOPLASTY.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A dificuldade de reparo de lesões condrais, devido a baixa atividade mitótica, pela ausência de vasos e irrigação sanguinea, ausência de suporte nervoso e pela imobilidade dos condrócitos articulares é um desafio para os ortopedistas. Alternativas convencionais e cirúrgicas normalmente resultam em alívio de sintomas do paciente sem, no entanto, a formação de tecido hialino no local da lesão. A terapia celular e gênica tem-se mostrado muito promissora como opção de tratamento. Há uma grande perspectiva de uso clínico desta moderna tecnologia, surgindo como alternativa de solução para o paciente. Este trabalho constituiu em desenvolver lesão em cartilagem articular no sulco troclear de cães através da técnica de trocleoplastia muito utilizada como tratamento de luxação de patela de cães. Foram utilizados 36 cães, divididos em 3 grupos de 12 animais com tratamentos diferentes. No grupo 1 (controle) não se colocava enxertia, no grupo 2 (esponja) se colocava esponja de colágeno (Gelfoam) e no grupo 3 (células) além da esponja de colágeno se adicionava a mesma a fração total de células mononucleares autógenas previamente colhidas e processadas em laboratório. Cada grupo foi subdividido em grupos de 4 animais que se diferenciavam pelo período de acompanhamento que foi de 30, 60 e 90 dias de pós-operatório. Foram realizadas avaliações clínicas, radiológicas, fluorescentes, perimetrias e histológicas e análises comparativas entre os três grupos estudados. Os animais com adição de células se mostrou superior clinicamente com apoio precoce do membro operado em relação aos demais grupos. As demais avaliações se mostraram semelhantes entre todos os animais sem diferenças estatísticas mas diferentemente dos estudos anteriores se encontrou sinais de reparação hialina. Concluindo assim que o uso de terapia celular acelerou o processo de reparação em lesão cartilaginosa sem diferença na qualidade do tecido final do modelo proposto.

ASSUNTO(S)

cartilagem trocleoplastia cartilage mononuclear cells medula óssea bone marrow dogs trochleoplasty cães medicina veterinaria células mononucleares

Documentos Relacionados