Fotografias verbais entre artes: Pau Brasil, Feuilles de Route e desenhos de Tarsila / Dialogue among artistic languages: Pau Brasil, Feuilles de Route and Tarsila´s drawings

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A dissertação trata de Pau Brasil, de Oswald de Andrade, e Feuilles de Route: I. Le Formose e II. Sao-Paulo, de Blaise Cendrars, e pretende verificar como a cidade de São Paulo - em sua condição particular no contexto da modernidade brasileira - é transformada em matéria poética nessas obras. Em contraponto aos elementos do cosmopolitismo da metrópole, apresenta-se a vida rural no ambiente das fazendas do interior do Estado. Com base na análise das obras, procuro avaliar a poética dos autores em suas relações com a metrópole, considerando ainda temáticas associadas a outras questões da modernidade, como o progresso x a natureza e o tema da viagem. Na recomposição dos projetos poéticos dos autores nas obras estudadas, os desenhos elaborados por Tarsila do Amaral para ambas produções poéticas serão considerados como um ponto-chave.

ASSUNTO(S)

diálogo entre linguagens artísticas feuilles de route feuilles de route poesia modernista são paulo. dialogue among artistic languages pau brasil modernist poetry pau brasil são paulo.

Documentos Relacionados