Fotografia:olhar e memória gestos,objetos e animais de estimação.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O objetivo principal desta dissertação foi compreender, através do acervo fotográfico da minha família, as diversas funções e possibilidades de leitura da fotografia no mundo contemporâneo e a importância deste acervo na construção do meu olhar.Como o universo deste acervo é muito vasto, contendo fotografias do século XIX ao século XXI, o primeiro recorte foi realizado a partir das minhas fotografias prediletas, aquelas que nunca me saíram da retina. Desta seleção, surgiram, pelo critério da repetição, três categorias: a fotografia e os gestos, a fotografia e os objetos, e a fotografia e os animais de estimação. No campo da investigação foi abolido o distanciamento entre o sujeito e o objeto, pois foi justamente essa proximidade e essa intimidade que me interessou penetrar, questionando o que acontece entre o meu corpo e essas fotografias: a quais informações, sentimentos, sensações e reflexões elas remetem. Na metodologia foi utilizada uma abordagem compreensiva e, absorvendo os conceitos da critica genética, o processo criativo foi incorporado à própria obra. Os dois grandes instrumentos desta pesquisa foram o olhar e a memória, mas o foco principal foi a fotografia em si e todo o fascínio que ela sempre exerceu sobre mim. Assim sendo, a conclusão foi reconhecer a ressonância desse 0 acervo na minha produção fotográfica, estabelecendo um diálogo entre o quê eu vi e o quê eu fiz.

ASSUNTO(S)

fotografia creative process fotografia olhar memória family photograph views, memory família processo criativo

Documentos Relacionados