Fotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)
AUTOR(ES)
Carolina Martins Etcheverry
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
22/03/2012
RESUMO
Esta tese é o resultado de uma reflexão sobre as fotografias dos artistas brasileiros Geraldo de Barros e José Oiticica Filho criadas entre os anos de 1950 e 1964 as quais, por seu caráter abstrato devido ao seu referente não ser claramente identificável constituem um desafio ao observador. No caso do primeiro fotógrafo, analisamos a série Fotoformas, exposta no Masp, em 1950. Do segundo, procuramos analisar suas Abstrações, Formas, Ouropretenses, Derivações e Recriações nomes estabelecidos pelo próprio Oiticica Filho para suas diferentes séries fotográficas. A autoridade documental da fotografia é questionada através da criação de imagens que se colocam contra a ideia de mimese do real. Procuramos definir o conceito de fotografia abstrata a partir de diversos autores, bem como procuramos inserir este tipo de imagem dentro de um contexto maior das artes visuais e da própria história da fotografia. Utilizamos o método comparativo, partindo da ideia de que as imagens possuem diversas temporalidades, para pensar na negação da valorização do conteúdo em detrimento da forma, negação essa alcançada pelos fotógrafos em técnicas experimentais.
ASSUNTO(S)
histÓria artes visuais abstracionismo (arte) fotografia - brasil fotografia - histÓria historia
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4225Documentos Relacionados
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