Formando os formadores: uma análise dos Programas de Formação continuada dos especialistas em Educação do Municipio de São Paulo

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo construir uma análise comparativa dos programas de formação continuada dos especialistas (diretores de escola, assistentes de diretor de escola, coordenadores pedagógicos e supervisores escolares) da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (1989/1996) através da sistematização dos documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação da época ora analisada, na tentativa de contribuir para a reflexão sobre a importância da formação de todos profissionais da educação. Inicia fazendo um breve histórico do surgimento das habilitações do curso de Pedagogia que dão origem aos técnicos em educação, percorrendo os referenciais teóricos que tratam das questões da profissionalidade e formação continuada. Utilizando-se da análise de conteúdo, procura fazer uma interpretação acerca das concepções de profissionalidade que os documentos revelam a partir dos referenciais de profissional enquanto especialista técnico, profissional reflexivo e intelectual crítico, na busca da compreensão da intencionalidade de tais movimentos de formação. No decorrer da pesquisa, os dados analisados apontaram para uma aproximação entre os princípios e concepções da política educacional da gestão da prefeita Luíza Erundina (1989/1992) com os referenciais de profissionalidade do intelectual crítico, enquanto que o material selecionado da administração municipal do prefeito Paulo Maluf (1993/1996) revelou uma tendência de enquadramento aos referenciais de profissionalidade do especialista técnico.

ASSUNTO(S)

educacao formation public policies profissionalidade docente. formação continuada especialistas em educação continuous formation education specialists políticas públicas de formação teaching professionalism.

Documentos Relacionados