Formação dos profissionais de saúde: uma análise dos cursos de especialização do Pólo de Capacitação, Formação e Educação Permanente para Saúde da Família - Bahia.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A necessidade de mudança das práticas dos agentes da saúde, na procura dos profissionais requeridos pelo Sistema Único de Saúde do Brasil, motivou, em 1997, o surgimento dos Pólos de Capacitação, Formação e Educação Permanente, como estratégica valida para a construção do sujeito das novas práticas. No presente trabalho, tomando o Pólo de Capacitação da Bahia como caso de estudo e, partindo do pressuposto que ?o currículo determina o perfil dos egressos?, se descreve e analisa os cursos de especialização desenvolvidos pelo Pólo, tendo aos currículos implementados nesses cursos como objeto de estudo. Assim, apoiado nas teorias de currículo e nas diferentes teorias do conhecimento foi possível analisar os currículos no seu contexto político-institucional e revelar a importância da coerência da prática docente com a proposta curricular no sucesso da formação desses profissionais. Pois, embora o contexto demarcado pelas políticas públicas dos setores saúde e educação tenha sido favorável à estratégia dos Pólos, práticas docentes dissonantes com a proposta curricular dificultaram o bom desempenho dos currículos. De sorte que, de seis propostas curriculares coerentes com as políticas dos setores saúde e educação, apenas uma, aquela onde houve harmonia entre a proposta curricular e a prática docente, foi bem sucedida.

ASSUNTO(S)

formation curriculum formação recursos humanos em saúde saude publica educação em saúde saúde da família currículo family health

Documentos Relacionados