For the meaning of housing... : a study in Maceió-AL. / Por uma significação da moradia ... : um estudo de caso em Maceió-AL.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

É possível compreender o espaço arquitetônico como algo que pressupõe uma comunicação, que apesar de não-verbal, consegue emanar significados e significações, através de seus signos visuais e das relações de afetividade que se concretizam entre os sujeitos e os espaços habitados. A moradia, nessa contextualização, parece ser o recinto mais propício para o desencadear dessas relações afetivas e sígnicas; pois pode operar como uma espécie de sujeito, na medida em que moldam alguns comportamentos humanos, através dos hábitos que se desenvolvem dia após dia no âmbito do morar. Com essas colocações, alguns questionamentos tornam-se inevitáveis, tais como: Seriam os espaços de moradia muito mais do que o todo edificado: estrutura e emprego de materiais? Qual o papel que eles desempenham na vida dos seres humanos, independente das suas condições de vida? Como a moradia vem sendo valorada na contemporaneidade? Nesta abordagem, o trabalho em tela sugere uma reflexão acerca das diversas formas de morar da contemporaneidade, considerando a dimensão simbólica dos espaços como um dos parâmetros e critérios de fundamento das análises e discussões que aqui serão postas. Para tal, definiu-se como objeto de estudo, os diferentes morar da sociedade maceioense. Através de uma pesquisa empírica foi possível, portanto, encontrar elementos semelhantes entre essas formas de viver, levantadas em Maceió, e a partir disto, delineou-se aquilo que se acredita ser uma significação para o que hoje se caracteriza como moradia.

ASSUNTO(S)

representações sociais moradia dimensão simbólica housing architecture - maceió-al housing - symbolic arquitetura de habitação maceió (al) social representation arquitetura e urbanismo

Documentos Relacionados