Florística e fitossociologia de um trecho de floresta ombrófila densa das terras baixas na Reserva Biológica de Sooretama, Linhares ES.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi analisar a composição florística e a estrutura fitossociológica de um trecho da vegetação arbórea na Reserva Biológica de Sooretama. O levantamento foi restrito a uma amostragem fitossociológica realizada em 100 parcelas contíguas de 10 x 10 m. Foram amostrados os indivíduos com PAP ≥ 15 cm. A floresta foi segmentada em três estratos verticais, sendo calculado o Valor de Importância Ampliado (VIA). Para a distribuição dos indivíduos por classe de altura, foi utilizado como primeiro centro de classe um metro e amplitude de um metro. Foram amostrados 1519 indivíduos, distribuídos entre 265 espécies, 138 gêneros e 44 famílias. O índice de Shannon (H) encontrado foi de 4,87 nats. Em relação às espécies ameaçadas, 16 constam na Lista Vermelha do Estado do Espírito Santo. A Reserva Biológica de Sooretama obteve 57,0% de similaridade com a Reserva Natural da Companhia Vale do Rio Doce. A espécie Rinorea bahiensis predominou nos três estratos, possuindo o maior VIA. O grupo das secundárias tardias se destacou em todos os estratos. O estande foi considerado em estádio sucessional avançado.

ASSUNTO(S)

ecologia vegetal floristic tabuleiro forest florística dense ombrophila forest florestas tropicais ecologia comunidades vegetais atlantic forest phytosociology

Documentos Relacionados