Filosofia, tom e ilusão musical em Kant: da vivificação sonora do ânimo à recepção do tom da razão
AUTOR(ES)
Madrid, Nuria Sánchez
FONTE
Trans/Form/Ação
DATA DE PUBLICAÇÃO
2012-04
RESUMO
O artigo tenciona, primeiramente, enriquecer o estudo da função que o conceito de tom desempenha na ideia kantiana de razão, ao estendê-lo à análise da música como arte dos sons que a Crítica do Juízo contém. Em segundo lugar, propõe-se determinar os motivos pelos quais a matemática se revela incapaz, devido à especificidade do método filosófico e à corporalidade da recepção musical, respectivamente, de expressar o modo de proceder da razão e da arte dos sons. Finalmente, aponta-se para uma semelhança entre música e razão, no que diz respeito à rejeição que compartilham da queda na Schwärmerei, apesar da distância que se estabelece entre ambas enquanto duas maneiras contrárias de exercitar e fomentar a vida e o sentimento dela.
ASSUNTO(S)
crítica razão tom música matemática espécie de adesão sentimento vital
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