Festivais de música ao vivo e online na era da COVID-19: análise de diferenças motivacionais e percepções de valor
AUTOR(ES)
Perez-Monteagudo, Ainara; Curras-Perez, Rafael
FONTE
Revista Brasileira de Gestão de Negócios
DATA DE PUBLICAÇÃO
2022
RESUMO
Resumo Objetivo Esta pesquisa tem três objetivos: identificar se existem diferenças motivacionais entre participar de festivais de música ao vivo e online, saber se essas motivações variam de acordo com as características sociodemográficas dos participantes e analisar a cadeia valor percebido-satisfação-intenções comportamentais em ambos os festivais. Referencial teórico Baseamos nossa pesquisa na teoria dos fatores push e pull das motivações. Analisamos fatores motivacionais push para participar de festivais de música ao vivo e online. Os fatores push são benefícios psicológicos que os indivíduos percebem que vão ganhar ao participar de eventos, como entretenimento, socialização e fuga. Metodologia Realizamos um estudo quantitativo com 137 espanhóis que participaram de pelo menos um festival de música ao vivo e um festival online em 2020, durante a pandemia de COVID-19. Resultados Primeiro, descobrimos que música e socialização são motivações comuns em ambos os festivais, mas fuga e novidade aparecem apenas para festivais ao vivo, e emoção/entretenimento apenas para festivais online. Segundo, os resultados confirmaram que não só existem diferenças motivacionais com base em variáveis demográficas dos participantes, mas também existem diferenças com base em variáveis como tipo de ingresso adquirido e companhia. Terceiro, este trabalho mostra que a relação valor percebido-satisfação é mais forte em festivais online do que em festivais ao vivo. Implicações práticas e sociais da pesquisa Nossos resultados permitem uma melhor compreensão dos festivais online, o que é fundamental para a implementação de estratégias que garantam seu sucesso futuro. Contribuições Analisamos as diferenças motivacionais entre participar de festivais de música ao vivo e online. Além disso, comparamos a cadeia valor percebido-satisfação-intenções comportamentais em ambos os tipos de festival.
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