Felicidade engarrafada: bebidas alcoÃlicas em mÃsicas sertanejas. / La felicidad embotellada: las bebidas alcohÃlicas en la mÃsica del interior brasileÃo.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/03/2012

RESUMO

A bebida alcoÃlica, enquanto produto de consumo legalizado no Brasil, possui, associadas a si, uma sÃrie de discursos: alguns revelam preocupaÃÃo e garantem que o alcoolismo à um problema social e de saÃde pÃblica que atinge, com diferentes nÃveis de dependÃncia, ao menos 10% da populaÃÃo nacional; outros discursos insistem em atribuir à bebida a capacidade de trazer felicidade ou solucionar problemas. à no entremeio deste embate discursivo que este trabalho se situa. A partir da observaÃÃo de que à recorrente a presenÃa do elogio à bebida alcoÃlica em mÃsicas sertanejas, este trabalho tem como objetivo analisar como o consumo de bebidas alcoÃlicas à apresentado nestas mÃsicas. Tem-se como pressuposto que a relaÃÃo entre o sujeito e a bebida alcoÃlica à mediada pela ideologia. Assim, o fato de um sujeito comprar bebida no supermercado ou pedir uma cerveja no bar nÃo caracteriza uma escolha subjetiva, mas um comportamento naturalizado como possÃvel por uma formaÃÃo discursiva. A meta do trabalho à detectar âo quÃâ estes discursos afirmam, âcomoâ o fazem e levantar hipÃteses que ajudem a compreender âpor queâ tais dizeres sÃo possÃveis, assim, percebendo quais sÃo os pilares que sustentam a sociedade que os ancora. Este trabalho se darÃ, tambÃm, a partir da detecÃÃo de matrizes de sentido, jà que as mÃsicas tomadas contÃm enunciados parafrÃsticos recorrentes, em que o consumo de bebidas à relacionado, principalmente, à diversÃo, à mulher e à fuga da opressÃo do trabalho. A fundamentaÃÃo teÃrica tem como base a escola francesa de AnÃlise do Discurso, em especial PÃcheux (1969, 1975a e 1975b), com apoio de Althusser (1985) e Maldidier (2003). NÃo se pode ignorar que o consumo de bebidas alcoÃlicas, tal como à explicitado nas mÃsicas, carrega consigo lucros e prejuÃzos, ao sujeito, à famÃlia, ao poder pÃblico, ao prÃprio artista e gravadoras e Ãs empresas fabricantes de bebidas alcoÃlicas. Mais do que alguns minutos de entretenimento, as mÃsicas vendem estilos de vida e visÃes de mundo que naturalizam determinados discursos a partir do silenciamento e negaÃÃo de outros.

ASSUNTO(S)

formaÃÃo do discurso - mÃsica sertaneja anÃlise do discurso - bebidas alcoÃlicas interdiscurso mÃsica del interior brasileÃo alcohol interdiscurso letras

Documentos Relacionados