Fatores de Risco para diabetes melitus tipo 2 em universitÃrios de Fortaleza- Ce. / Risk factors for type 2 diabetes mellitus in college student of Fortaleza-Ce.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/12/2011

RESUMO

Objetivou-se identificar os fatores de risco para diabetes mellitus tipo 2 em uma populaÃÃo de estudantes de graduaÃÃo de uma universidade pÃblica. Estudo transversal realizado de setembro a novembro de 2010 e de fevereiro a junho de 2011, envolvendo 702 universitÃrios da Universidade Federal do CearÃ. Aplicou-se um questionÃrio contendo dados sociodemogrÃficos e relacionado à prÃtica de atividade fÃsica. Mensurou-se o peso, a altura para o cÃlculo do IMC, a circunferÃncia abdominal e a pressÃo arterial. Colheu-se uma amostra sanguÃnea para exame de glicemia em jejum. ApÃs tripla digitaÃÃo, os dados foram armazenados em um banco de dados construÃdo no Excel e processados no programa estatÃstico Statistical Package for Science Social versÃo 18.0. Os resultados foram submetidos a tratamento estatÃstico e analisados com apoio na literatura especÃfica. AprÂÂÂÂÂovado pelo Comità de Ãtica em Pesquisa da Universidade Federal do CearÃ, o estudo recebeu o protocolo n 208/10. Dos 702 participantes, 62,7% eram do sexo feminino; a idade mÃdia foi de 21,5 anos, sendo 53,3% situados na faixa etÃria de 20 a 24 anos; 92% eram solteiros; 49,1% da raÃa parda; 69,1% eram novatos e estavam cursando os primeiros semestres da graduaÃÃo; a renda mensal mÃdia foi de 3.211,66 reais; 79% pertenciam Ãs classes B+C; 64,7% apenas estudavam e 70,4% moravam com os pais. No referente aos fatores de risco, 70,2% eram sedentÃrios, 26,2% estavam com excesso de peso, dos quais 21,2% com sobrepeso e 5% com obesidade; 5,4% apresentaram a medida da CA alterada; 7,4% tinham a pressÃo arterial elevada, sendo 4,4% classificados como limÃtrofe e 3% como hipertensÃo; 12,1% apresentaram o valor da glicemia venosa em jejum alterada. Ademais, em 55,3% dos indivÃduos observou-se pelo menos um fator de risco. Ao associar os fatores de risco com as Ãreas de conhecimento, apenas o excesso de peso, a circunferÃncia abdominal e a glicemia venosa em jejum mostraram diferenÃa estatisticamente significativa, sendo mais prevalentes nas Ãreas de ciÃncias, humanas e tecnologia, respectivamente. Diante do exposto evidencia-se a necessidade de motivaÃÃo à adoÃÃo de um estilo de vida saudÃvel por parte dos estudantes universitÃrios. Deve-se combater esses FR mediante a conscientizaÃÃo da populaÃÃo acerca do risco em desenvolver nÃo apenas o DM2, mas outras doenÃas crÃnicas nÃo transmissÃveis. Os resultados encontrados neste estudo contribuirÃo para a construÃÃo e implementaÃÃo da assistÃncia de enfermagem, por meio de estratÃgias de educaÃÃo em saÃde.

ASSUNTO(S)

enfermagem fatores de risco diabetes mellitus tipo 2 enfermagem promoÃÃo da saÃde risk factors diabetes mellitus type 2 nursing health promotion.

Documentos Relacionados