FARMACOVIGILÂNCIA NO TRATAMENTO COM PEGINTERFERON E RIBAVIRINA EM PACIENTES COM HEPATITE C CRÔNICA NO SERVIÇO DE HEPATOLOGIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE ARACAJU-SE. / PHARMACOVIGILANCE IN THE TREATMENT WITH PEGINTERFERON AND RIBAVIRIN IN PATIENTS WITH CHRONIC HEPATITIS C IN THE SERVICE OF HEPATOLOGY AT UNIVERSITY HOSPITAL IN ARACAJU-SE.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

A hepatite C é uma doença infecciosa, com prevalência global de 2,2% e no Brasil de 1,5%. A terapêutica medicamentosa é constituída pelo interferon α, peginterferon α e a ribavirina. É um tratamento agressivo repleto de reações adversas, daí a importância da farmacovigilância como ferramenta adicional no acompanhamento do tratamento e do uso racional dos medicamentos. Assim, Reações adversas ocorridas em pacientes com hepatite C crônica tratados com peginterferon e ribavirina foram identificadas, quantificadas e classificadas através de um estudo retrospectivo e observacional. As reações mais prevalentes observadas nos 46 pacientes do estudo foram: astenia (84,8%), febre (82,6%), perda de peso (80,4%), irritabilidade (73,9%) e dor no corpo (71,7%). A maior parte das reações foi classificada como leve (95,1%), enquanto que como moderada, 4,5% e como graves, 0,4%. As reações adversas acarretaram o remanejamento terapêutico de 9 pacientes (19,6%) nos quais houve, redução da dose para 7 (15,2%), interrupção temporária do tratamento para 5 (10,9%) e interrupção permanente para 3 pacientes (6,5%). Onze interações medicamentosas potenciais foram identificadas em 9 pacientes (19,6 %), nos quais a mais freqüente foi entre o peginterferon α 2a e o captopril (45,4%). Diante do exposto, observa-se que o tratamento para hepatite C crônica é marcado por várias reações adversas, de gravidade variável, que podem interferir na qualidade de vida do paciente ou no cumprimento do tratamento e que isto pode ser agravado pelas potenciais interações medicamentosas. Adicionalmente se avaliou o sistema de farmacovigilância do Ambulatório de Hepatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe dos pacientes cadastrados de janeiro de 2007 a julho de 2009.

ASSUNTO(S)

farmacovigilância hepatite c crônica reações adversas peginterferon ribavirina ciencias da saude pharmacovigilance chronic hepatitis c adverse reactions peginterferon ribavirin

Documentos Relacionados