ExpressÃo musical e musicalizaÃÃo atravÃs de prÃticas percussivas coletivas na Universidade Federal do CearÃ. / Music expression and music education through percussion collective practices at the Federal University of CearÃ.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/09/2011

RESUMO

O presente trabalho tem como propÃsito narrar a trajetÃria de desenvolvimento de prÃticas musicais percussivas coletivas entendidas como movimento artÃstico e de educaÃÃo musical na Universidade Federal do CearÃ, buscando saberes, expressÃes musicais e estratÃgias de ensino e aprendizagem de grupos e sujeitos envolvidos com a mÃsica percussiva. Busca-se tambÃm compreender os processos de construÃÃo dessas prÃticas em um ambiente acadÃmico para identificar como elas acontecem na formaÃÃo de professores de mÃsica em um curso de licenciatura. Os conceitos de experiÃncia significativa de Jorge Larrosa (2001) e autobiografia/biografia de Mikhail Bakhtin (2010) deram suporte à construÃÃo da tese. No desenrolar do trabalho foram elaboradas biografias de sujeitos-atores do campo da mÃsica percussiva e inseridas no texto, ao mesmo tempo em que dispositivos da Pesquisa-AÃÃo auxiliaram na investigaÃÃo que se inicia com um levantamento sobre a inserÃÃo das prÃticas musicais percussivas nas universidades brasileiras, seguido por um estudo sobre o desenvolvimento da mÃsica percussiva em atividades artÃsticas da cultura popular no cenÃrio acadÃmico da UFC, relatando as trajetÃrias do grupo de TradiÃÃes Cearenses e do grupo Brincantes CordÃo do CaroÃ. O trabalho de pesquisa discorre ainda sobre a constituiÃÃo do NÃcleo de MÃsica Percussiva da UFC e sobre as atividades rÃtmico-musicais do Mestre Descartes Gadelha ressaltando aspectos de sua formaÃÃo, produÃÃo artÃstica e do seu contato com a UFC. Neste trabalho tambÃm apresentamos atividades teÃricas e prÃticas das disciplinas Oficina de PercussÃo I e Oficina de PercussÃo II, buscando evidenciar a contribuiÃÃo destas para a formaÃÃo de professores de mÃsica. Os saberes e informaÃÃes sobre uma cultura musical percussiva coletiva sÃo dimensÃes importantes desse estudo que se transformam em idÃias concretas para uma experiÃncia com percussÃo em espaÃos escolares e acadÃmicos.

ASSUNTO(S)

musica percussÃo coletiva formaÃÃo musical cultura popular. popular culture. mÃsica percussiva mÃsica nas universidades e faculdades - fortaleza(ce) mÃsica - instruÃÃo e estudo - fortaleza(ce) professores de mÃsica - formaÃÃo - fortaleza(ce) cultura popular collective percussion music education

Documentos Relacionados