Expressão de galectina-1 e -3 na leucemia mielóide crônica e sua contribuição para a progressão da doença. / Expression of galectin-1 and -3 in chronic myeloid leukemia and its contribution to disease progression.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A galectina-1 (LGALS1) participa em diferentes etapas da neoplasia, mas sua função na leucemia mielóide crônica (LMC) é desconhecida. Neste trabalho, a expressão etópica de BCR-ABL selvagem, mas não de BCR-ABL quinase deficiente, em linhagens celulares hematopoéticas, resultou em aumento de LGALS1. O efeito foi revertido com a inibição da tirosina quinase pelo mesilato de imatinibe. Este resultado indicou que a galectina-1 é modulada pela atividade tirosina-quinase de BCR-ABL. Em pacientes com LMC, a maior expressão de LGALS1 foi correlacionada a altos níveis de BCR-ABL, progressão da doença e a um tempo de sobrevida menor. Adicionalmente, as células K562 com LGALS1 inibida por RNA de interferência exibiram crescimento mais lento do que as células K562 com LGALS1 intacta, em camundongos nude. Portanto, o pior prognóstico de pacientes com altos níveis de galectina-1 sugere um efeito cooperativo de galectina-1 na tumorigênese de BCR-ABL reforçando o conceito de que a galectina-1 é um forte candidato para intervenção terapêutica na LMC.

ASSUNTO(S)

immunology chronic myeloid leukemia galectina-1 tirosina quinase tumorigênese tyrosine kinase imunologia galectina-3 leucemia mielóide crônica bcr-abl bcr-abl galectin-3 tumorigenesis galectin-1

Documentos Relacionados