Expressão arquitetônica e Estratégias Bioclimáticas: a infuência do clima na configuração da casa e na construção do repertório arquitetônico em Pilar-AL. / Architectural expression and bioclimatic strategies: the climate influence in the configuration of the house and the building of an architectonic repertoire in Pilar-AL.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A intuitiva busca do homem por abrigos foi razão de sua sobrevivência. Nesse processo, o clima assume contornos delineadores, particularizando a produção arquitetônica, que encontra na casa o maior repositório das estratégias adaptativas. Todavia, ao longo da história, esse repertório tem sido esquecido. Preocupada com a permanência da vida, a abordagem bioclimática constitui uma forma de resgatar e desenvolver soluções que reintegrem arquitetura e meio. Desse modo, reflete no desenho arquitetônico a consciência do lugar e do clima, e abrange de forma interdependente o ambiente e a vida que o singulariza. O presente trabalho investigou a existência de um possível diálogo entre clima e arquitetura, nascido com a intenção primeira de habitar os trópicos, através do processo de incorporação de estratégias bioclimáticas à arquitetura vernácula da cidade de Pilar-AL. A metodologia fundamentou-se em um estudo de casos múltiplos e foi desenvolvida a partir da escolha do contexto e de seis edificações; levantamento e produção do material iconográfico; aferição dos dados de temperatura e umidade relativa do ar; elaboração de diagramas bioclimáticos; simulação do comportamento dos ventos e do sombreamento; tratamento dos dados obtidos e sistematização dos resultados alcançados, cujas comparações entre exemplares arquitetônicos seguiram uma abordagem qualitativa. Os resultados sugerem a eficiente resposta bioclimática das casas investigadas frente à faixa de conforto térmico considerada para os períodos monitorados, ao sombreamento e à ventilação. Respostas que corroboraram o coerente uso de alpendres, esquadrias trabalhadas, elementos vazados, telhados permeáveis aos ventos, grossas paredes externas abrigadas da insolação e leves divisórias internas. Assim, foi possível perceber, dentro das limitações estabelecidas, a construção de um repertório arquitetônico adaptado ao contexto climático local e a importância da herança construtiva para o enriquecimento da cultura e o fortalecimento da abordagem bioclimática da arquitetura.

ASSUNTO(S)

abordagem bioclimática conforto ambiental e história arquitetura vernácula estratégias projetuais arquitetura e urbanismo bioclimatic approach history and environment comfort vernacular architecture design strategies

Documentos Relacionados