Exploração de modelagens matemáticas em determinações por espectrofotometria em fase sólida em sistemas de análise por injeção em fluxo.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A espectrofotometria em fase sólida (EFS) acoplada a sistemas de injeção em fluxo tem sido bastante explorada na determinação de várias espécies químicas em baixas concentrações. Em EFS, um suporte sólido contendo o analito imobilizado é colocado numa cela posicionada no caminho ótico, sendo as medidas realizadas in situ, integrando as etapas de imobilização, concentração e detecção. Dentre os trabalhos realizados empregado EFS em sistemas de análise por injeção em fluxo, algumas técnicas de modelagens matemáticas foram aplicadas com sucesso, podendo-se destacar as técnicas derivativas, a calibração multivariada e sistemas de equações lineares. Todavia, certas propriedades inerentes aos sistemas FI-EFS ainda não tinham sido suficientemente exploradas de forma a criar modelos matemáticos aplicados nas determinações. O trabalho desenvolvido objetivou a exploração de modelos matemáticos aplicados às determinações por espectrofotometria em fase sólida em sistemas de análise por injeção em fluxo. Este foi dividido em três etapas distintas: (1) avaliação e modelagem da dispersão em sistema FI-EFS empregando multicomutação (2) desenvolvimento de algoritmos e metodologias analíticas para a determinação de zinco utilizando padrão único (3)aplicação de regressão multivariada para a determinação de zinco e misturas de zinco e níquel. As metodologias de análise desenvolvidas apresentaram boa precisão e exatidão, para um nível de 95% de confiabilidade, além de baixos limites de detecção e determinação.

ASSUNTO(S)

espectrofotometria em fase sólida solid phase spectrophotometry modelagens matemáticas quimica analitica mathematical models

Documentos Relacionados