EXPERIMENTAL SOROLÓGICO PROFILE OF MICE INFECTED WITH Cystogenic ME-49, DE Toxoplasma gondii BEFORE AND AFTER THERAPY SPECIFICATIONS. / PERFIL SOROLÓGICO EXPERIMENTAL DE CAMUNDONGOS INFECTADOS COM A CEPA CISTOGÊNICA ME-49, DE Toxoplasma gondii ANTES E PÓSTERAPÊUTICA ESPECIFICA.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A Toxoplasmose é uma protozoose de alta prevalência mundial, causada pelo Toxoplasma gondii. É transmitida pela ingestão de alimentos contaminados com oocistos excretados em fezes de felinos, ou cistos, em carnes cruas ou mal cozidas, congenitamente entre outros mecanismos. A doença é usualmente assintomática, mas em fetos e/ou pacientes com imunodepressão, pode ser devastadora. Neste trabalho foi avaliado o perfil sorológico experimental após terapêutica especifica em camundongos isogênicos Balb/C infectados com cepa cistogênica ME-49 de T. gondii. Cinqüenta animais foram inoculados intraperitonealmente, individualmente, com 10 cistos da cepa ME-49 obtidos de macerado de cérebros de camundongos previamente inoculados. Os camundongos foram divididos em três grupos com 15 animais em cada grupo e um grupo controle negativo de 5 animais (não infectados e não tratados). Todos os animais foram acompanhados diariamente, observando-se sintomatologia, por 20 dias. Após este período dois grupos A e B, foram submetidos a esquemas terapêuticos específicos; Grupo A: pirimetamina (12,5mg/kg/dia)+acido fólico; grupo B: pirimetamina+acido fólico+sulfadiazina (500mg/kg/dia), por um período de 10 dias consecutivos, por via oral, onde as drogas foram ministradas de acordo com o peso dos animais. Após este período eles foram sacrificados, com intervalo de 5 dias, o sangue coletado por punção cardíaca, e o soro separado para a reação de imunofluorescência indireta. As amostras provenientes dos animais tratados apresentaram diminuição significativa nos títulos de anticorpos (IgG) avaliados com os dois esquemas, pela Reação de Imunofluorescência Indireta (t=3.5, e t=7,6 respectivamente), em relação ao grupo controle. Entre os dois esquemas terapêuticos não houve diferenças significativas (t=0,36). Nossos resultados demonstraram que o tratamento experimental precoce reduz significativamente os níveis de IgG, sugerindo uma diminuição do estimulo antigênico, e conseqüentemente um melhor prognóstico para a toxoplasmose.

ASSUNTO(S)

cepa cistogênica me-49 1. toxoplasma gondii 2. toxoplasmose - tratamento 3. cepa cistogênica me-49 toxoplasma gondii toxoplasma gondii parasitologia cystogenic lineage treatment me-49 tratamento

Documentos Relacionados