Experiência subjetiva de idosas durante exercício em ambiente virtual
AUTOR(ES)
Nascimento, Amanda Mayara do, Rodrigues, Nara Heloisa, Andrade, Eric Francelino, Rogatto, Gustavo Puggina, Schwartz, Gisele Maria, Valim-Rogatto, Priscila Carneiro
FONTE
Motriz: rev. educ. fis.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-09
RESUMO
Os objetivos desse estudo quali-quantitativo foram verificar as experiências subjetivas relacionadas ao exercício em idosas antes e depois da realização de atividade física em ambientes real e virtual, bem como a preferência pelo ambiente. A amostra foi composta por 20 idosas (71,1±6,5 anos) que executaram sessões de dança nos dois ambientes e responderam ao instrumento Subjective Exercise Experiences Scale (SEES) antes e depois da prática. Na situação virtual foi utilizado o jogo Just Dance I do console Wii® da Nintendo. Na situação real, cada participante reproduziu os mesmos movimentos demonstrados pela pesquisadora. Para a análise dos dados da SEES foram utilizados os testes Wilcoxon e Mann-Whitney (p<0,05). Houve redução significativa na pontuação da subescala distress psicológico da SEES após ambas as situações experimentais e aumento no bem-estar positivo apenas em ambiente virtual. A maioria das idosas escolheu o ambiente real como o preferido.
ASSUNTO(S)
exercício idoso tecnologia comportamento
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