Experiência moderna nas artes plásticas em Goiás: fronteira, identidade, história (1942 - 1962) / "Modern experience of Plástic Artes in Goiás: border, identities and history"

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/11/2010

RESUMO

O esforço deste texto é no sentido de identificar elementos de análise fundamentais para uma história da arte moderna em Goiás, direcionando o tratamento de problemas históricos a partir das noções de identidade e fronteira, produzidas por esta experiência. Apresenta-se a configuração do fenômeno histórico delimitado aqui como experiência moderna nas artes plásticas em Goiás, cujo recorte temporal se dá a partir do Batismo Cultural da cidade de Goiânia em 1942, quando se iniciam as primeiras manifestações culturais na cidade moderna, que se encerram em 1962, quando se verifica uma diversidade de artistas atuando na cidade, além do funcionamento de duas Escolas de Belas Artes. O recorte pretende possibilitar a compreensão de aspectos da visualidade modernista produzida em Goiânia a partir de uma iconosfera. Para tanto, investigam-se questões relativas a uma identidade cultural antes e depois da construção de Goiânia. O objetivo fundamental é a delimitação das condições de possibilidade e dos principais acontecimentos que compõem a origem da experiência moderna nas artes plásticas em Goiás, conceito aqui compreendido a partir de perspectiva benjaminiana.

ASSUNTO(S)

arte moderna modernismos identidades fronteiras historia artes plásticas - história - goiânia; arte moderna; fronteira modern art modernisms identities borders

Documentos Relacionados