Existe alguma diferença entre os IECA (captopril e enalapril, especificamente) em relação à nefropatia diabética em pacientes DM-2 com microalbuminúria?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

Não foram encontrados na literatura estudos de adequado rigor metodológico tais como Ensaios Clínicos Randomizados e Revisões Sistemáticas que comparassem o uso do Captopril ao uso do Enalapril, em pacientes diabéticos portadores de microalbuminúria e cujo desfecho principal seria evitar a progressão da nefropatia diabética.

A literatura é vasta em relação a esse desfecho, porém usualmente os grupos de comparação utilizados aos Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (IECA) são: placebo, Antagonistas dos Receptores de Angiotensina II, Beta-bloqueadores e Bloqueadores do Canal de Cálcio.

A maioria dos estudos que comparou os IECA com outra classe medicamentosa utilizou o Captopril ou o Ramipril como droga representante do grupo dos IECA. Encontramos alguns estudos que utilizaram o Enalapril comparado ao placebo.

Os IECA, tanto Captopril quanto Enalapril e Ramipril, mostraram-se superiores ao placebo, betabloqueadores e bloqueadores do canal do cálcio em relação à progressão da nefropatia diabética (A).

Uma revisão sistemática publicada pela Cochrane comparou o uso de IECA ao uso de Antagonistas dos Receptores de Angiotensina II e demonstrou que os efeitos benéficos das duas classes medicamentosas foram similares em relação aos seguintes desfechos: progressão para o estágio final da doença renal, duplicação da creatinina, prevenção da progressão da micro para macro-albuminúria e remissão da micro para normo-albuminúria (A).

 

 

ASSUNTO(S)

apoio ao tratamento médico u88 glomerulonefrite/sindrome nefrótica albuminúria inibidores da enzima conversora de angiotensina nefropatias diabéticas a - estudos experimentais ou observacionais de melhor consistência

Documentos Relacionados