“Exílio artístico” e fracasso profissional: artistas brasileiros em Nova Iorque nas décadas de 1960 e 1970
AUTOR(ES)
Jaremtchuk, Dária
FONTE
ARS (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2016-12
RESUMO
Resumo O objetivo deste artigo é discutir o fluxo dos artistas visuais brasileiros para os Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970 como um fenômeno coletivo complexo, aqui denominado de “exílio artístico”. Para a análise, considera-se que houve um aumento do campo de influências dos Estados Unidos no meio das artes e da cultura brasileira que atraiu os artistas para aquele país. Apesar dos dispositivos de atração, a cena nova-iorquina não se tornou por isso mais inclusiva e aberta para os que lá chegaram, transformando o “exílio artístico” em uma experiência de fracasso profissional para muitos que o viveram.
ASSUNTO(S)
“exílio artístico” artistas visuais brasileiros em nova york nas décadas de 1960 e 1970 fracasso profissional
Documentos Relacionados
- Experiências em Nova Iorque na década de 1970
- O legado modernista: recepção e desdobramentos nas décadas de 1960 e 1970
- Ensino profissional: o grande fracasso da ditadura
- A Abep no contexto político e no desenvolvimento da demografia nas décadas de 1960 e 1970
- A educação rural concebida por organismos internacionais e suas repercussões no Brasil nas décadas de 1960 e 1970