Evolução da musicalidade humana: seleção sexual e coesão de grupo / The evolution of human musicality: sexual selection and group cohesion

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/08/2011

RESUMO

A musicalidade, concebida como o conjunto da capacidade cognitiva subjacente à dança e à comunicação sonora por meio de melodias harmonizadas e ritmadas, satisfaz vários critérios que caracterizam as adaptações biológicas. A música é muito antiga, universal e um importante aspecto em todas as culturas e épocas conhecidas. Ela provoca emoções e reações estéticas fortes, se desenvolve segundo um roteiro ontogenético padrão, envolve uma capacidade neurocognitiva especializada em receber, processar e produzir música, traz benefícios à saúde e apresenta fatores hereditários nas diferenças individuais, consome muita energia e tempo, e tem análogos na sinalização acústica de outras espécies sugerindo homologia e convergência adaptativa. Existem duas principais teorias acerca do valor adaptativo para a musicalidade: coesão grupal e seleção sexual. Elas não são excludentes ou incompatíveis e apresentam muitas sobreposições. Ambas buscam, em diferentes contextos sociais, as pressões seletivas envolvidas na valorização ancestral dos responsáveis pela produção musical e sua apreciação. Entretanto, elas diferem quanto ao grau de diferenças sexuais previsto: a coesão de grupo prevê poucas diferenças sexuais, mas para a seleção sexual as mulheres seriam mais voltadas para apreciação musical, enquanto os homens seriam mais voltados para a exibição musical via instrumento musical. O maior desafio para o enfoque adaptacionista da musicalidade é a ampliação do teste experimental de hipóteses. O objetivo geral desta tese é investigar empiricamente, por meio de diferentes propostas metodológicas, aspectos divergentes e convergentes das influências da seleção sexual e da coesão de grupo na evolução da musicalidade humana integrada às outras artes. Esta tese consiste de quatro estudos que abrangem experimentos naturais e verdadeiros controlados, acessando de forma direta e 13 através de auto-relato tanto a apreciação quanto a produção musical, usando metodologias que requerem a colaboração dos participantes (questionários e gravações do canto), e outras com medidas discretas (como estatísticas oficiais de vestibulares desde 1980), amostrando ampla variedade de cursos de graduação e pós em diferentes regiões do Brasil (São Paulo e Natal) e no exterior (Holanda e Canadá). O conjunto dos resultados revela interculturalmente e temporalmente a existência de diferenças sexuais mais quanto às motivações e disposições para e musicalidade e outras artes do que para capacidades específicas. Os homens são mais voltados para a produção musical instrumental, enquanto as mulheres são mais voltadas para a produção musical cantada, dança, apreciação musical e outras manifestações artísticas. As estratégias sexuais se relacionaram à exibição musical cantada e tocada para os homens, e à importância e apreciação musical para as mulheres. Imaginar-se em um contexto de coesão grupal influencia mais o julgamento dos músicos a partir da música para os homens e num contexto amoroso mais para as mulheres. Ambas, seleção sexual e a coesão de grupo se mostraram inter-relacionadas de novas maneiras. Uma visão ampla e integradora sobre a evolução da musicalidade e das outras artes emergiu do conjunto de resultados e suas implicações

ASSUNTO(S)

adaptação adaptation artes arts dança dance evolução humana human evolution music música seleção sexual sexual selection student admission criteria vestibular

Documentos Relacionados