Eventos adversos a medicamentos identificados em pacientes hospitalizados no Brasil de acordo com códigos da Classificação Internacional de Doenças (CID-10)

AUTOR(ES)
FONTE

Cad. Saúde Pública

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/11/2018

RESUMO

Os estudos sobre eventos adversos a medicamentos (EAMs) são importantes para evitar de prejudicar o efeito positivo da farmacoterapia. Os EAMs têm impacto substancial nos perfis de morbidade da população e no aumento dos custos operacionais do sistema de saúde. As bases de dados administrativos representam uma fonte de informação importante para fins de saúde pública em geral e especificamente para identificar os EAMs. No intuito de contribuir para o conhecimento sobre EAMs em pacientes hospitalizados, o estudo examinou a aplicabilidade dos códigos da CID-10 (10ª revisão da Classificação Internacional de Doenças) ao Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH-SUS). O estudo integrou uma avaliação retrospectiva de dados administrativos do SIH-SUS referentes aos anos de 2008 a 2012. Para tanto, foi elaborada uma lista de códigos da CID-10 relacionados a EAMs. A lista foi produzida a partir de uma consulta às listas projetadas por outros autores e identificadas através de uma busca em MEDLINE e LILACS e consultas com especialistas. No Brasil, foram registradas 55.604.537 internações hospitalares no SIH-SUS entre 2008 e 2012, das quais 273.440 (0,49%) estiveram relacionadas a pelo menos um EAM. As proporções e taxas de EAMs permaneceram constantes ao longo do período estudado. Quatorze dos vinte EAMs mais frequentes foram identificados através de códigos relacionados a transtornos psiquiátricos. As intoxicações figuram como o segundo grupo mais frequente de EAMs registrados no SIH-SUS, com 76.866 internações. O monitoramento dos EAMs com o uso dos códigos da CID-10 mostrou ser uma metodologia viável, mesmo em países com sistemas de informação ainda incompletos, e pode ser uma ferramenta inovadora para complementar as estratégias atuais de vigilância farmacológica no Brasil, assim como, em outros países.

ASSUNTO(S)

efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos erros de medicação sistemas de informação hospitalar classificação internacional de doenças

Documentos Relacionados