Evaluation of the toxicity of sediments and benthic macrofauna in port areas: port and the terminal port of Mucuripe Pecém (EC) and port of Santos (SP) / Avaliação da toxicidade dos sedimentos e da macrofauna bentônica em areas portuarias: porto do Mucuripe e terminal portuario do Pecem (CE) e porto de Santos (SP)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Portos e terminais portuários são importantes para a economia mundial, entretanto suas atividades de operação têm sido consideradas altamente impactantes aos ecossistemas costeiros, em especial por representarem fontes significativas de contaminação. Os sedimentos constituem o principal destino para os contaminantes, porém quando contaminados, passam a atuar como fonte secundária de contaminação para o ambiente aquático, prejudicando a saúde dos ecossistemas e afetando algumas atividades econômicas, como a pesca e as dragagens. O objetivo do presente estudo foi avaliar a qualidade de sedimentos de três áreas portuárias do litoral brasileiro, do ponto de vista ecotoxicológico e ecológico, através de testes de toxicidade e análise da comunidade bentônica. Foram selecionados o Porto do Mucuripe e o Terminal Portuário do Pecém, ambos no litoral do estado do Ceará (CE), e o Porto de Santos, no estado de São Paulo (SP). Os sedimentos foram caracterizados quanto à granulometria, teores de carbonatos, matéria orgânica, carbono orgânico, nitrogênio e fósforo total. Os testes de toxicidade foram conduzidos com o anfípodo Tiburonella viscana, para sedimento integral, e embriões de ouriço do mar Lytechinus variegatus, para interface sedimento-água, e fases liquidas extraídas (água intersticial e elutriatos). A comunidade bentônica foi avaliada quanto à composição taxonômica, sendo utilizados alguns descritores, como densidade (D - número de organismos), densidade de poliquetos, densidade de peracarida e os descritores ecológicos: riqueza (S) e diversidade de Shannon-Weaner (H). Os resultados mostraram toxicidade nos sedimentos das três áreas estudadas, tanto sobre os anfípodos quanto sobre o desenvolvimento larval dos ouriços do mar. Os índices de densidade de organismos, riqueza e diversidade foram considerados baixos, indicando que as comunidades bentônicas encontram-se sob stress. A integração dos resultados apontou que tanto fatores naturais, como o hidrodinamismo, a presença de diferentes massas dágua e a composição do sedimento, quanto a toxicidade, a qual é a expressão integrada da contaminação, exercem influência na composição da fauna bentônica. Os resultados mostram que os métodos aplicados podem ser usados como uma importante ferramenta para subsidiar a avaliação da qualidade de sedimentos, sobretudo em áreas sujeitas à dragagem.

ASSUNTO(S)

benthic community ecologia toxicity tests port zones. testes de toxicidade macrofauna bentônica sediment quality qualidade de sedimentos áreas portuárias. poluição marinha marine pollution

Documentos Relacionados