Evaluation of the dead-space : tidal volume ratio as a predictor of success in the removal of mechanical ventilation of critically ill children / "Avaliação da relação entre espaço morto e volume corrente como índice preditivo de sucesso na retirada da ventilação mecânica de crianças gravemente enfermas"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O momento ideal para a extubação de crianças graves é ainda difícil de ser avaliado. A razão entre espaço morto e volume corrente (Vd/Vt), como valor preditiva de extubação bem sucedida, já foi testada em adultos e crianças. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia do Vd/Vt, como preditivo do sucesso da extubação, em crianças de uma UTI pediátrica geral. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, testou-se o Vd/Vt em 86 pacientes extubados num período de 16 meses. Nos estudos estatísticos o índice Vd/Vt médio não discriminou os grupos de falha e sucesso na extubação nas análises uni e multivariada. O valor do índice, com corte em 0,65, foi limitado na sensibilidade e especificidade e mediano na razão de verossimilhança. O estudo sugere que o índice Vd/Vt, pode ser considerado como complementar aos dados de avaliação clínica no momento da extubação.

ASSUNTO(S)

lung diseases/therapy respiration espaÇo morto respiratÓrio estudos de coortes medidas de volume pulmonar/métodos multivariate analysis valor preditivo dos testes evaluation studies respiraÇÃo artificial/métodos respiratory dead space adolescÊncia artificial/methods child cohort studies anÁlise multivariada insuficiÊncia respiratÓria/terapia predictive value of tests adolescent pneumopatias/terapia crianÇa lung volume measurements/methods estudos de avaliaÇÃo respiratory insufficiency/therapy

Documentos Relacionados