Evaluation of the activity of extracellular proteolytic enzimes (keratinase and elastase), and molecular analysis of samples of Microsporum gypseum strains isolated from different sources and geographical regions of Brazil. / Avaliação das atividades enzimáticas (queratinase e elastase) e biotipagem molecular de amostras de Microsporum gypseum isolados de diferentes fontes e regiões geográficas do Brasil.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Estudou-se Microsporum gypseum de diferentes fontes regiões geográficas do Brasil.Os fungos foram isolados do solo, de animais e obtidos em coleções de cultura. Em 692 amostras de solo e a taxa de recuperação foi de 19,2%. A atividade queratinolítica e elastinolítica foi avaliada quantitativamente em 138 amostras de M. gypseum. A biotipagem molecular foi realizado através da técnica de PCR-RFLP com a enzima MvaI. O seqüenciamento da região ITS1 do rDNA foi realizado em amostras representativas. M. gypseum de amostras clínicas e do solo mostraram diferenças quantitativas significantes na expressão das enzimas. A PCR-RFLP para a região ITS1 não mostrou diferença. Pelo seqüenciamento foram obtidas duas espécies sexuadas (A. gypseum e A. incurvatum). As atividades enzimáticas sugerem um importante papel na patogenicidade e uma provável adaptação desta espécie de fungo ao parasitismo animal. A análise dos resultados pode auxiliar a identificação e o conhecimento de mecanismos de virulência destes fungos.

ASSUNTO(S)

microsporum gypseum brasil elastase microsporum gypseum keratinase sequenciamento brazil pcr-rflp sequencing pcr-rfpl queratinase elastase

Documentos Relacionados