ETNOFARMACOLOGIA DAS PLANTAS MEDICINAIS DE CÉU AZUL E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Plectranthus neochilus Schltr.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O presente trabalho teve por objetivo realizar um levantamento etnofarmacológico de espécies vegetais utilizadas pelos moradores do município de Céu Azul (localizado no extremo oeste do Paraná). Utilizou-se um questionário específico para obter os dados referentes aos usos e modos de preparo das espécies utilizadas como medicinais. Durante as entrevistas, o material vegetal (exsicata) foi coletado em duplicata com o auxílio dos informantes para posterior identificação e depósito no Museu Botânico Municipal de Curitiba. Na pesquisa de campo foi constatada a utilização de 47 espécies pertencentes a 12 famílias botânicas. Um dos principais propósitos do presente levantamento foi avaliar o possível uso de espécies medicinais florestais no município de Céu Azul, especialmente porque uma extensa área do município pertence ao Parque Nacional do Iguaçu. No entanto, as 47 plantas citadas pela população ceuazulense podem ser divididas em um grupo com 42 espécies exóticas e outro com apenas 6 plantas brasileiras, nenhuma das quais é retirada da reserva. Utilizou-se o banco de dados do The International Plant Names Index para evitar incorreções nos binômios botânicos e verificar o uso atual de sinônimos. Para cada espécie citada, foi realizado um levantamento das informações científicas sobre a composição química e a bioatividade. As principais fontes de informações científicas foram o banco de dados do Institute for Scientific Information e o Chemical Abstracts on-line. Em geral, a população de Céu Azul faz uso de plantas medicinais bastante conhecidas no meio científico, mas há também a utilização de espécies pouco estudadas. Para quatro das espécies utilizadas (Alternanthera bettzickiana, Alternanthera dentata, Plectranthus neochilus, Tradescantia pallida), não foram encontradas referências científicas sobre suas bioatividades. Desta forma, os resultados deste levantamento foram concomitantemente interpretados como indicativos para a seleção de uma destas espécies, bastante conhecida e utilizada pela população de Céu Azul, para aprofundamento de estudo, Plectranthus neochilus. Determinou-se a composição química do óleo essencial das folhas desta espécie vegetal por técnicas de cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. Os principais componentes encontrados foram os monoterpenos pineno (9,7), tujeno (9,0), terpinen-4-ol (4,8) e sabineno (4,7); os sesquiterpenos cariofileno (19,9) e óxido de cariofileno (15,5); e o diterpeno comunato de metila (4,4). A ocorrência de pineno e cariofileno como principais componentes do óleo essencial pode estar relacionada ao uso tradicional desta espécie vegetal contra dores estomacais.

ASSUNTO(S)

plantas medicinais cg-em plectranthus neochilus óleo essencial etnofarmacologia essential oil céu azul, ethnopharmacology céu azul plectranthus neochilus medicinal plants quimica gc-ms

Documentos Relacionados