Ethanolic extract of Passiflora edulis Sims leaves inhibits protein glycation and restores the oxidative burst in diabetic rat macrophages after Candida albicans exposure

AUTOR(ES)
FONTE

Braz. J. Pharm. Sci.

DATA DE PUBLICAÇÃO

2015-12

RESUMO

resumo O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do extrato etanólico de folhas de Passiflora edulis sobre os níveis de glicose sanguínea, glicação protéica, produção de espécies reativas de oxigênio (ERO) e capacidade fagocítica de macrófagos de ratos diabéticos. As folhas de Passiflora edulis Sims foram secas a 40 °C, trituradas e o extrato preparado por maceração em solução hidroetanólica 70% (v/v) etanol foi evaporado sob pressão reduzida e liofilizado. Os testes químicos realizados demonstraram que além da presença de compostos fenólicos, determinada pelo método de Folin-Ciocalteu, o extrato apresentou potencial sequestrante de radicais DPPH e redutor de ferro. Nos animais diabéticos foi observado aumento na glicação protéica, avaliada pela concentração de frutosaminas e de produtos de glicação avançada (AGE), e redução na produção de ERO por macrófagos frente à Candida albicans, quando comparados ao grupo controle. O tratamento dos animais diabéticos com o extrato reduziu as concentrações de frutosaminas e manteve a produção de ERO em níveis semelhantes aos observados no grupo controle. Nossos resultados sugerem que o extrato etanólico de folhas de Passiflora edulis Sims pode apresentar efeitos benéficos sobre o diabetes e melhorar o controle glicêmico em ratos diabéticos.

ASSUNTO(S)

passiflora edulis sims/farmacognosia passiflora edulis sims/extrato etanólico/efeitos glicose sanguínea glicação protéica espécies reativas de oxigênio diabetes/tratamento/estudo experimental plantas medicinais.

Documentos Relacionados