Estudos sobre licenciaturas em física na UAB : formação de licenciados ou professores? / Undergraduate studies in physics at UAB: training of licensed or teachers?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A lei n 9.394/96 (BRASIL, 1996a) estabelece que a Educação é um dever da família e do Estado, sendo baseada em onze princípios, dentre eles a garantia do padrão de qualidade. E é consenso na sociedade, e a pesquisa em ensino tem ratificado, que a qualidade de um sistema educacional não pode estar desvinculada da qualidade dos seus professores. Uma das ações do governo para solucionar a carência de professores é o investimento no ensino superior para ampliar e melhorar os cursos de Licenciatura de todas as áreas e níveis. E dentre os meios para alcançar esse fim, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) tem sido um dos caminhos trilhados. Nesse contexto, esse estudo pretende, dentro de uma abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolver um estudo exploratório e estratégico sobre a carência de professores de Física na Educação Básica e a sua formação nos cursos a distância de Licenciatura em Física tendo o seguinte questionamento como norte da investigação: são necessárias medidas complementares a ampliação da oferta de vagas por meio dos cursos a distância de formação de professores de Física para solucionar a carência de professores dessa disciplina na Educação Básica? O estudo está apoiado na base teórica construída a partir dos trabalhos de Gil-Pérez e Carvalho (1993), Shulman (1986) e Porlán e Rivero (1998). As investigações estão divididas em quatro etapas: (i) pesquisa documental sobre a história dos cursos de formação de professores de Física; (ii) pesquisa quantitativa sobre a carência de professores da Educação Básica e sua formação nos cursos presenciais e a distância de Licenciatura; (iii) pesquisa quantitativa da precarização do trabalho docente com foco na remuneração dos professores; (iv) pesquisa qualitativa com o suporte da Análise Temática de Bardin (1977) para o estudo da carência de professores de Física na Educação Básica e a oferta de cursos a distância de Licenciatura em Física a partir das entrevistas dos professores atuantes nos cursos a distância da UFRJ, UFSC, UERJ e no governo. Dentre os achados da tese, destaca-se que as políticas públicas atuais não estão apoiadas nas experiências anteriores do país para solucionar a carência de professores. Além disso, aponta-se que essa meta só pode ser alcançada se as condições nas quais a Educação Básica se encontra sejam alvo de uma profunda transformação qualitativa, sendo o aumento salarial considerado condição sinequa non para se alcançar esse fim. Nesse sentido, conclui-se o trabalho indicando que uma visão integral da situação educacional, econômica e política do país é essencial para solucionar o problema crônico de carência de professores de Física na Educação Básica no Brasil.

ASSUNTO(S)

ensino-aprendizagem docentes física/educação políticas públicas educação a distância faculty physics/education public policies distance education

Documentos Relacionados