Estudo Viscosimétrico de Soluções de Pré-Polímeros Uretânicos à Base de Poli(Glicol Propilênico) e Diisocianato de Isoforona. / Viscometric study of urethanic prepolymers based on poly(propylene glycol) and isophorone diisocyanate.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Neste estudo, o comportamento em solução diluída de pré-polímeros uretânicos à base de poli(glicol propilênico) (PPG) e diisocianato de isoforona (IPDI) foi avaliado por medidas viscosimétricas a 30 C em dois tipos de solventes, com diferentes polaridades: isopropanol e tolueno. Os pré-polímeros foram sintetizados em massa, ou seja, na ausência de qualquer solvente, e nas formulações foram variadas as razões entre o número de equivalentes-grama de grupamentos isocianato e hidroxila [NCO/OH] e a massa molar do PPG. Os pré-polímeros foram caracterizados por espectrometria na região do infravermelho. No tratamento matemático dos dados viscosimétricos, foram empregadas cinco diferentes equações para determinar os valores de viscosidade intrínseca: Huggins; Kraemer e Schulz-Blaschke, por extrapolação gráfica; e Solomon-Ciuta; Deb-Chanterjee e; novamente, Schulz-Blaschke, para determinações por um único ponto. Os valores de viscosidade intrínseca obtidos pelos dois métodos (extrapolação gráfica e por um único ponto) foram comparados a fim de se verificar a validade da determinação por um único ponto para os sistemas analisados, bem como determinar qual equação seria a mais adequada para esse tipo de cálculo. Foram calculadas as constantes viscosimétricas de Huggins, Kraemer e Schulz-Blaschke, e foi feita uma análise da qualidade do solvente.

ASSUNTO(S)

soluções poliméricas viscometry poli(glicol propilênico) pré-polímeros uretânicos polimeros e coloides poly(propylene glycol) viscosimetria isophorone diisocyanate diisocianato de isoforona viscometric equations equações viscosimétricas polymeric solutions urethanic prepolymers

Documentos Relacionados