Estudo sobre a intervenção fisioterapêutica precoce e tardia na morbidade de membro superior pós-tratamento de câncer de mama / The physiotherapy intervention in the morbidities after breast cancer treatment.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

INTRODUÇÃO: O tratamento do câncer de mama está associado à morbidade do membro superior, com complicações que têm um impacto significante na qualidade de vida das pacientes. O OBJETIVO deste trabalho foi traçar um protocolo de tratamento fisioterapêutico para prevenir as morbidades após cirurgia de câncer de mama. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Este estudo avaliou 132 mulheres com a intervenção da fisioterapia em dois momentos: no primeiro pós-operatório (PO) e entre o 10º - 15º dia do PO. Reavaliações foram feitas nos meses 1, 2, 3, 4, 5, 6 e após um ano do PO. RESULTADOS: O grupo de intervenção precoce mostrou uma recuperação mais rápida da amplitude de movimentos e apresentou menor morbidade em relação ao grupo tardio. CONCLUSÃO: O protocolo fisioterapêutico preconizado, tanto precoce quanto tardio, é eficaz. A recuperação da função do membro superior e o menor índice de morbidades mostram que a fisioterapia deve sempre ser instituída nas pacientes que se submetem à cirurgia de câncer de mama.

ASSUNTO(S)

amplitude de movimento articular breast neoplasms/rehabilitation extremidade superior/lesões upper extremity/injuries joint range of motion neoplasias mamárias/reabilitação physical therapy fisioterapia (especialidade)

Documentos Relacionados