Estudo preliminar de RPE em banda K de esmalte dental e hidroxiapatita sintética irradiados / Preliminary Study of EPR in K-Band of Dental Enamel and Hydroxyapatite Synthetic Irradiated.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

A hidroxiapatita e o esmalte dental são, na atualidade, alguns dos materiais mais pesquisados pela técnica de espectroscopia por Ressonância Paramagnética Eletrônica ? RPE. O esmalte dental, que possui cerca de 97% de sua massa constituída por cristais de hidroxiapatita, se apresenta como o tecido humano preferencial para dosimetria de radiação com o uso desta técnica, principalmente no caso de exposições acidentais da população em geral. A análise de hidroxiapatitas sintéticas tem por finalidade auxiliar o entendimento do espectro do esmalte dental bem como desenvolver um dosímetro de radiação com boa eficiência e eficácia. O espectrômetro em banda-K utiliza uma freqüência intermediária aos espectrômetros em banda-X e em banda-Q, possuindo uma melhor resolução que banda-X sem as dificuldades, devido à alta sensibilidade, do banda-Q. O presente trabalho tem como objetivo analisar espectros em banda-K de um bloco de esmalte irradiado e de hidroxiapatitas sintéticas, comparando com espectros de banda-Q e banda-X presentes na literatura, e ainda verificar a possibilidade de se fazer dosimetria de radiação com o uso deste aparelho.

ASSUNTO(S)

ressonância paramagnética eletrônica (rpe) dosimetria k-band hydroxyapatite hidroxiapatita dosimetry tooth enamel banda-k electron paramagnetic resonance (epr) esmalte dental

Documentos Relacionados