Estudo morfológico do hipocampo de uma espécie de primata da Amazônia: Cebus apella, (Linnaeus, 1758) / Anatomic study of the hippocampus in a primate species of the Amazon Cebus apella (Linnaeus, 1812)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/11/2010

RESUMO

Os primatas constituem modelos animais insubstituíveis para áreas de investigação científica devido a sua estreita relação evolutiva com os seres humanos o que assegura modelos de alta fidelidade com capacidade preditiva e discriminativa que podem não estar disponíveis em outras espécies. O Cebus apella, uma espécie de primata do novo mundo que pertence à família Cebidae, subordem Cebinae (Linnaeus, 1758), são comumente usados em pesquisas biomédicas e comportamental sendo uma espécie eleita para muitos modelos experimentais com enfoque cognitivo. O hipocampo, estrutura límbica altamente plástica situado no lóbulo temporal é importante para a aprendizagem e consolidação da memória. Desta forma, o objetivo deste estudo foi caracterizar quantitativamente e qualitativamente as células parvalbumina-positivas no hipocampo de Cebus apella, bem como estimar o volume e o número de neurônios em seus diferentes subcampos, utilizando o método do fracionador óptico. Os resultados obtidos em nosso estudo podem ser úteis para diversos projetos experimentais que tenham como foco a medicina translacional.

ASSUNTO(S)

cebus apella formação hippocampal estereologia primatas não humanos parvalbumina neurologia primate non human stereology cebus apella parvalbumin hippocampus

Documentos Relacionados