Estudo experimental da cinética de secagem do abacate (Persea americana Mill.) / EXPERIMENTAL STUDY OF THE KINETICS OF DRYING OF AVOCADO (Persea americana Mill.)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A obtenção de biocombustíveis extraídos do abacate tem-se mostrado promissores pelo grande potencial de se extrair óleo da popa e etanol do caroço. Para se obter o óleo da polpa do abacate faz-se necessário o processo de secagem da mesma. O objetivo deste trabalho foi estudar o processo de secagem do abacate cortado em fatias e de se utilizar modelos matemáticos para simular a transferência de massa durante este processo. As equações dos modelos matemáticos resultantes foram resolvidas numericamente e com o método dos mínimos quadrados foram identificados à Difusividade Efetiva e o Coeficiente Convectivo de Transferência de Massa ao longo do processo. As condições experimentais estudadas no processo de secagem levam em consideração a velocidade do ar fixada em 3m/s e temperaturas usadas de 50, 60 e 70C. O conhecimento dos coeficientes de transferência de massa é de suma importância para a secagem, sendo que o Coeficiente Convectivo de Transferência de Massa está associado às influências orgânicas e geométricas do produto e as propriedades termodinâmicas do ar. Analisando os resultados, observou-se que o aumento da temperatura favoreceu o processo de transferência de massa e com isso o aumento desses coeficientes. Observou-se também que o modelo de Fick não teve um bom ajuste aos dados experimentais, enquanto que o de Newton demonstrou ser capaz de predizer melhor a transferência de massa na superfície do produto. Os resultados obtidos foram importantes, pois permitiram o conhecimento da transferência de massa durante o processo de secagem convectiva da polpa do abacate.

ASSUNTO(S)

difusividade convectivo engenharia mecanica biofuels secagem abacate drying avocado diffusivity convective biocombustíveis

Documentos Relacionados