Estudo dos possíveis efeitos da associação da Ginkgo biloba e ômega-3 na cognição de idosas saudáveis. / Study of the possible effects of Ginkgo biloba and omega 3 combination on the cognition of healthy elderly women.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/07/2010

RESUMO

Alguns estudos apontam para o efeito benéfico do uso isolado de Ginkgo biloba ou ômega 3 na cognição de idosos. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi verificar se o uso associado destas duas substâncias potencializa a melhora cognitiva em mulheres idosas (n=43), de 60 a 70 anos, saudáveis e com escolaridade igual ou superior a oito anos. Realizou-se um estudo duplo-cego, placebo controlado e randomizado. As substâncias foram administradas por 3 meses, de acordo com o grupo de tratamento: placebo+placebo (n=12), ginkgo+placebo (n=10), ômega3+placebo (n=11) e, ômega3+ginkgo (n=10). Os comprimidos continham 80 mg de extrato seco de Ginkgo biloba e as cápsulas, 1 g de óleo de peixe (rico em ômega 3). Exames laboratoriais, testes cognitivos e escalas para ansiedade, depressão e qualidade de vida foram aplicadas no início e ao final do tratamento. Não encontramos melhoras na funções cognitivas avaliadas em nenhum dos quatro grupos. A ação conjunta de uma série de fatores podem ser destacados para auxiliar a compreensão dos resultados finais, como o tempo de tratamento, doses insuficientes das substâncias, alta escolaridade das idosas e pequeno número de sujeitos em cada grupo. A comparação da literatura com nossos achados demonstrou que não há um consenso sobre os testes cognitivos a serem utilizados, as doses e tempo de uso das duas substâncias.

ASSUNTO(S)

ginkgo biloba Ácidos graxos Ômega-3 envelhecimento cognição psicobiologia ginkgo biloba, fatty acids omega 3, aging, cognition

Documentos Relacionados